4.8.11

Americanos anos 70


Numa década que começaria a era da redução de potência e um design mais quadradão e pouco inspirado, alguns ainda resistiram bravamente em suas formas...

Corvette C3 - Enquanto o Thunderbird foi desvirtuado ao longo das décadas, o Corvete permaneceu fiel as origens, inspirado no conceito Mako Shark II, suas formas eram musculosas ao extremo, mas por causa da crise do petróleo, em 74 perdeu o "big block".

 Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird Trans-Am - Logo na cola do "Vette", o Camaro que ganhou a queda de braço com o Mustang e se manteve musculoso até a década seguinte, o contrário do Ford. De linhas que lembram um pouco o estilo europeu, pra mim é a geração mais bela do Camarão. O mesmo digo do seu irmão com o imponente pássaro sobre o capô.

Dodge Challenger/Plymouth "Cuda" - Os irmãos Challenger e Cuda (ou Barracuda) são classicos dos anos 70, pena que chegaram tarde e a crise os engoliram, mesmo assim são incríveis.

Buick Riviera - Tinha tudo pra ser mais um quadradão, mas a inspiração no Corvette 63 ficou perfeita, porém com tamanha ousadia na traseira e lateral, a frente era bastante apagada.

Mustang - Apesar da Ford estar um pouco apagada nessa época, o Mustang ainda deu um último suspiro antes da tragédia estilística de meados dos anos 70 pra frente, o modelo 71 era um pouco maior que o modelo clássico e confesso que não ia com a cara desse modelo, até ver a primeira versão do filme 60 segundos, sim,  Eleanor !!

Cadillac Fleetwood Brougham - (Quem nunca jogou Super Trunfo com ele?) Ok, ele é quadradão e tal, mas em matéria de imponência e luxo ninguém supera esse colosso.

Lincoln Continental Mark Series - Outro quadradão bem interessante, chama a atenção tanto pelo seu porta-malas com formato de estepe (literalmente)  quanto seus faróis escamonteáveis.

Plymouth GTX/Road Runner - Tem uma das frentes mais interessantes e agressivas da década de 70.

Plymouth Road Runner Superbird - Como seu irmão, o Daytona surgiu um ano antes, em 69, o Superbird merece um lugar nessa lista, a frente alongada pode parecer uma adaptação tosca a primeira vista, mas essa estranheza que o tornava interessante.

Oldsmobile 442 - Apesar de ter surgido em 1965, achei bem interessante essa versão de 1972, e tem um motor de respeito.

Alguns modelos não estão nessa lista, pois como alguns deles foram lançados no final da década de 60 e durado pouco tempo nos 70, eles estarão em uma futura postagem Americans 60´s.

Ver também American 80´s

11 comments:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze said...

até hoje eu curto essa 3a geração do "vette", e até tenho vontade de montar uma réplica...

Maurício cartola said...

E a terceira imagem a frente do carro parece de um "vette" brasileiro, o Chevette, qualquer semelhança é mera coinscidência kk.
Meu primeiro comentário no Blog IDD, e meus parabéns Du, impressionante a qualidade de efeitos e imagens nos carros, vim acompanhando fazia um tempinho mas só agora quis postar, tambem quero aprender a mexer em 3D max hehe, abraços!

Du Oliveira said...

Verdade, a frente do segundo chevette foi inspirada na do Firebird, inclusive na grade cortada padrão da Pontiac.

Raí Carlos said...

Nossa, excelente lista Du !!! Ainda nao piloto de verdade mas nos videogames esses carros sao maravilhosos, o firebird e um dos que eu mais gosto, adoro o interior dele, so nao achei muito bonito o Road Runner superbird, mas com esse design. pelo menos a aerodinamica deveria ser um ponto forte dele, rs.os videogames esses carros sao maravilhosos, o firebird e um dos que eu mais gosto, adoro o interior dele, so nao achei muito bonito o Road Runner superbird, mas com esse design. pelo menos a aerodinamica deveria ser um ponto forte dele, rs.

Ronaldo said...

Excelente!!! NOTA 10!!!!

Nanael Soubaim said...

Na época já havia meios de desligar metade dos cilindros, já se podia fazer folhas de portas, capôs e pára-lamas em alumínio, enfim, não era necessário aposentar os gigantes, em especial o 500", bastaria terem se adaptado; mais barato do que lançar modelos totalmente novos e sem graça, como fizeram.
Já o Superbird é um capítulo à parte, nenhuma seguradora em 1969/70 queria aceitar um carro que passa de 320km/h e tem a arrancada de um dragster. Se hoje é difícil, imeginem na época!

Leandro Lucio said...

Aquilo no porta-mala do Lincoln é o famoso estepe "Continental"...

joao victor said...

Adoro essas postagens do Du! Du, posso dar uma sugestão? Faz uma postagem dessas com os fora-se-série desconhecidos do Brasil e do mundo afora... ^^ Abraço. parabéns pelos ótimos posts

Mateus Luiz said...

Eu sou apaixonado por carros antigos, meu sonho é ter uma coleção de milhares de carros com placa preta, fico facinado com todos os carros antigos
Abraços.

Matheus Schaefer said...

O Pontiac Firebird é lendário! Você poderia fazer uma matéria a respeito, até uma releitura dele!

Filipe Brito said...

se eu podesse escolher dois pra mim hahaha ficaria com a dupla chevrolet mustang e corvette do topo do post. muito fodas. talvez por serem os menos quadrados dos mostrados ai.