11.10.09

Projeto Vena - Apresentação

Finalmente estou disponibilizando as imagens sobre o estudo do Projeto Vena...


 O projeto VENA (VEículo NAcional) é fruto de um desafio imposto no blog Irmão do Decio em 10 de junho de 2009, onde disponibilizei vários segmentos e através de uma enquete os internautas elegeram um minicarro.O Modelo (ainda sem nome definido, mas eu o chamo carinhosamente de Monstrinho, mas quem quiser sugerir um nome me envie um e-mail, os melhores nomes ganharão uma enquete) de início teria uma posição de dirigir diferente onde o motorista ficava no meio e dois eventuais caronas ao lado, mas após longas discussões cheguei a conclusão que o motorista teria dificuldades em sua vida a bordo, como pagamentos de tickets e pedágios ou visibilidade em ultrapassagens.


Decidi então pela disposição tradicional, dois ocupantes a frente e um pequeno banco rebativel atrás para crianças (não adultos), onde também seria possível a colocação de uma cadeira especial para bebês.



Conceito
A idéia do projeto VENA seria de um carro urbano de 3 metros que além de oferecer um design diferenciado seria voltado para pessoas que trafegam quase sempre sozinhas ou até mesmo jovens casais, seu tamanho não ocuparia tanto espaço em ruas e estacionamentos mas ofereceria para 2 ocupantes a sensação de um carro maior, já que em grandes metrópoles as pessoas levam horas em seus deslocamentos. Outro potencial público seria o dos universitários. Ele seria um meio termo entre um Tata Nano e um Smart, não tão espartano, mas não tão caro. No Brasil seria um segmento inédito, pois não há similares em tamanho sendo fabricados por aqui.


Visto de cima é quase um retângulo devido a distância extremada entre as rodas (comum nos minicarros) o que possibilita uma melhor estabilidade e melhor aproveitamento de espaço.

Motor
O motor seria traseiro, poderia também ter um motor elétrico no futuro, o espaço caberia um 4 cilindros 1.0 bastante inclinado, o ideal seria um de 3 cilindros, mas pena que no Brasil este motor não esteja disponível, mas a vantagem é que um motor maior aliado ao menor peso do carro melhoraria consideravelmente o seu desempenho.



Interior
O carro teria alguns opcionais que facilitariam a vida como porta GPS, leitor de I-Pod (que com um radio simples dispensaria o Toca CD e eventuais furtos) e um suporte retrátil para ligar o notebook (que quando não há um notebook é um porta-luvas). O painel é uma peça única onde os intrumentos são centrais barateando na produção para uma hipotética exportação para terras de Sua Majestade, por exemplo, onde a mão é contrária. Rebatendo o assento para criança atrás teriamos um razoável espaço para o porta-malas.



Design

O visual do carro é um pouco exótico, podendo causar um efeito de estranheza ao primeiro olhar, mas garanto que logo simpatiza, rs, tentei fugir um pouco das linhas óbvias e abusar das curvas, na frente os faróis transmitem agressividade, a grade com um friso cromado para dar um ar de requinte esconde um pequeno radiador para melhorar a refrigeração do motor traseiro, as janelas laterais lembram a silhueta de um olho aberto e equilibra com um vinco de curva invertida logo abaixo, essa grande abertura do vidro da porta facilita a visibilidade lateral, mas para não atrapalhar a visão traseira por causa da cintura alta, a tampa traseira é um vidro (ou acrílico) inteiro assim como no Volvo C30. Peças poderiam ser reaproveitadas de outros carros como a maçaneta traseira da 207 SW e a quanto a lanterna traseira há semelhantes no mercado como a do 307 sedan (salvo alguns ajustes) e retrovisores.

Foi uma guerra entre os modelos quadrados e os redondos, venceu o redondo, mas um dos quadrados será um jipinho, aguardem. Ao lado, primeiros protótipos do 3 lugares feitos no Photoshop.

Não sou muito de Tunning mas como a molecada adora uma poluição visual... rs.

Plataforma Expandida

Fiz uns experimentos das versões EXP (expandido), 25cm a mais no entre eixos proporcionaria acomodar 2 adultos atrás, as portas seriam "suicídas" como no Mazda RX8, gosto muito desse tipo de abertura de porta, sem coluna central, houve uma mudança no desenho das janelas, uma linha de cintura mais suave na parte de trás.

Essa plataforma permitiria outras variações, como uma sub-picape ou um sub-furgão que poderiam ser usados para pequenas entregas urbanas.

Exemplos de minicarros
Os minicarros ou citycars estão se multiplicando pelo mundo, dos requintados Smart e Toyota IQ ao popular e simples Tata Nano, os elétricos Reva e Think, e um projeto brasileiro para exportação, o Obvio!.



Para finalizar uma vista em 360 graus, agradeço a todos os amigos que me apoiaram e que colaboraram com idéias no projeto, sei que não agradarei a todos e que algumas pessoas talvez tenham esperado algo mais revolucionário ou mais bonito, mas a idéia era simplesmente propor um minicarro comum, com desenho diferenciado, linhas polêmicas talvez, mas que o público a que se destina possa comprá-lo sem se endividar tanto. Agora, caso eu saia vivo das críticas, rs, parto para a fase da maquete.

71 comments:

Joao Kleber Amaral said...

Carambe em Du!!!! Fantástico!!!Proposta exelente! Apresentação digna das melhores montadoras.
Visito sites de desenho automotivo diariamente, difícil encomtrar apresentação deste nível!!!
Não sei nem como descrever minha felicidade!!hehe FANTÁSTICO,FANTÁSTICO....

Gustavo said...

Demais Du!!

Uma proposta muito interessante, bem que algum empresario meio desparafusado podia bancar, hehe

Leonardo Figueira said...

Ficou muito interessante... Mas achei que ele poderia ficar mais bonito, não que ele seja feio.

Emerson said...

Muito bom! Mas achei as janelas muito grandes e a área envidraçada traseira poderia ser menor também.

Nanael Soubaim said...

Ampla área envidraçada para aprimorar a segurança activa,e evitar pequenos danos em manobras. Ficou um Monstrinho, mas gostei, vou divulgá-lo para potenciais compradores que conheço. Se tiver opção de pintura saia-e-blusa, ficará um estouro.

Camata said...

No inicio realmente causou estranheza. Mas no final do post ja achava o carrinho simpático (verdade mesmo). Proposta muito interessante. Você poderia ter pensado em mais soluções para baratea-lo. Por exemplo, retrovisores, farois e algumas outras partes que serviriam dos dois lados. Tavez prejudicaria no visial mas é de se pensar numa solução.
Mesmo assim você está de acordo com a prosposta. Muito bom mesmo!

Anonymous said...

Achei muito bonito, o único ponto que achei que deveria ser diferente seriam as lanternas traseiras que, no meu ponto de divta, poderiam ser mais embaixo, sendo a linha superior na altura da inferior da atual e a linha superior na linha do friso lateral do pára-lama. De resto tá ótimo

Linus said...

Sabendo-se que a proposta é de um minicarro, não se pode fazer milagres, se comparado ao Nano, Reva e aquele obvio, está otimo. parabens !! E tem que ter ampla area envidraçada SIM !!

Anderson Tavares said...

Muito bom esse seu projeto! E o nome, me traz logo a mente o CENA do Gurgel (depois BR-800). Quanto ao motor, sem problemas, poderia usar o futuro bicilindríco da Fiat para o 500 ou mesmo de alguma moto, como o 675 (ou numa versão Sport, o 1050) da Triumph.

Du Oliveira said...

Ufa, confesso q esperava mais critica, mas por enquanto está indo bem, como eu disse, seu desenho estranha de inicio e acostuma depois
Bom, ha várias peças que poderiam ser aproveitadas como retrovisores, as maçanetas das portas seriam da porta traseira da 207 SW que ficam escondidas na coluna.
Como o Nanael disse, area envidraçada em carro urbano ajudam em manobras e o amplo vidro da tampa traseira daria visibilidade para estacionar evitando os famosos "totós" com a frente dos carros estacionados atrás.

Du Oliveira said...

Há uma opção que usam em alguns onibus e usaram na antiga Mitsubishi L200, o formato do farol em fibra e apenas um simples farol redondo no meio, para a lanterna tb. caso precise baixar mais os custos seria uma opção.

renan said...

Parabens Du, cara, frequento esse sitejah tem um tempinho, mas sempre me manti anonimo, mas ao ver o VENA, decidi abir a boca rs.
Kra, simplesmente fantastico!!Outra coisa, axo q vc podia fazer um sedanzinho dele com um portamalas, ia ficar show tbm.Uma outra coisinha, axo q o nome dele podia ser V3N4(VENA,soh q estilizado, ia ficar legal...
by:Renan

Anonymous said...

Adorei o Projeto Vena. Ele ficou muito simpático até.
Entretanto, devemos levar em consideração que a lanterna traseira superior grande como a mostrada no mock-up aliado ao vidro traseiro peqeno criou um grande ponto cego para o motorista.
Minha dica seria usar uma lanterna mais fina ou joga-la para baixo no próximo mock-up a fim de aumentar o vidro traseiro.
Com relação à frente, a idéia foi espetacular, mas, o farol parece meio pequeno. Tente colocar algo maior na próxima...
Que tal chama-lo de EYE (olho em inglês) como referência a forma dos vidros?

Marcel said...

Oi Du, parabéns pelo projeto ficou realmente estranho a primeira vista (assim como o ford ka qdo foi lançado, ame ou odeie...rsrs)mas depois agente acaba simpatizando rsrsrs.. Qdo o projeto começou sugeri q para farois e lanternas utilizasse o mesmo esquema utilizado em alguns onibus e tb na L200 como vc lembrou, acho que isso baratearia bastante e tb poderia ja vir de "fabrica" com Angel Eyes iria ficar legal um farol estilo L200 (um maior e outro menor) com esse eqpto., pois, as lanternas do 307 são uma fortuna. Os vidros laterais traseiros poderiam ser do Ka. Os retrovisores do Uno (já q a ideia é baratear os custos) e painel de instrumentos do Celta (q vem com conta-giros de serie). Com relação ao nome minha sugestão é MICRO, pois tem q ser um nome em português ja q se trata de um projeto 100% nacional, e a "montadora" VENA é claro. Abçs e mais uma vez parabéns pelo projeto.

Linus said...

Que tal o nome MINO ? Soa algo pequeno mas sem ser copia de MINI.
Ou quem sabe, por ser um carro urbano que tal METROPE?

Eduardo said...

teve esse trabalho todo pra fazer mais um city-car? esse tema ja ta meio saturado, da proxima vez vai fazer o que? um hatch metido a off-road?

Yuri Queiroz said...

Putz, ficou muito legal, o carro e a proposta dele...

parabéns Dú...

E, não ficou "estranho", como vc tinha dito, ficou muito bonito...

Diego Von Hooff said...

Sou um leitor de seu blog já faz um tempo e vinha acompanhando as idéias do VENA de perto, sempre curioso de como as formas finais ficariam, agora com a apresentação dele fiquei realmente impressionado com o resultado, mas devo admitir que no início causa certa estranheza, mas logo se acostuma com as formas nada tradicionais em terras tupiniquins. As lanternas acima da cintura ajudam na boa visualização por outros motoristas e na economia em caso de pequenas batidas do dia a dia (evitando a troca da peça), mas o vidro traseiro tão alongado pode causar um custo muito grande pra o comprador, já que quebraria com facilidade em pequenas colisões (problema de certas SUV’s com estepe na porta do bagageiro). O desenho dos faróis é um show a parte, muito bom mesmo! Daria como sugestão de nome “DUO” pra fazer uma pequena brincadeira com o “ForTwo”

Carlos Alberto said...

Ola, primeiramente gostaria de dar meus parabéns ao DÚ, cujo trabalho acompanho ja faz algum tempo e gosto muito. Muito mais do que seu talento com as ferramentas de desenho, o que se sobressai é sua criatividade e a facilidade como expressa suas idéias. Seu projeto Vena só mostra seu talento. Com você mesmo disse um projeto completo, desenvolvido a partir do nada. Existem muitas pessoas com talento para o desenho, mas pouquíssimas que consigam criar algo tão belo quanto seus trabalhos. Parabéns e não de ouvido aos que te criticam, pois se trata apenas da boa e velha "dor de cotovelo".

Du Oliveira said...

Eduardo meu xará, você está pouco informado, o minicarro foi escolhido através de uma enquete na qual todos vocês elegeram, não tinha idéia de que carro eu faria, comecei a pensar no minicarro a partir do encerramento da enquete. Mas garanto que não pararei no minicarro, isto é só o começo.

Du Oliveira said...

Ah, e na Classic Show 48, tem um IDD Car na capa !!! É nóis !! Mas po, ainda não chegou a minha a revista !! hehe.

http://www.classicshow.com.br/

Anderson Tavares said...

O carro é show! Mesmo com um desenho não convencional por aqui, o que aliás, é uma virtude a meu ver.
Sobre o vidro traseiro, ele só seria um problema se fosse vidro, mas porque não inovar e usar outro material como o policarbonato? Traria mais benefícios ao Vena, como resistência e menor peso.
Sobre os faróis, a idéia da máscara é muito boa e eficiente. Corta custos e barateia a manutenção. Sobre serem pequenos, podem até ser, não esqueçam que existem pequenos porém eficientes faróis.
O desenho não convencional, gera economia devido a não ser alvo de reestilizações.
Gostei mesmo! Teria um fácil!

ichitani said...

Adorei, ficou bem diferente, cheiuo de personalidade!

parabens!

Du Oliveira said...

A idéia do desenho não convencional é essa, fugir do feijão com arroz, até agora não houve comentários como "achei parecido com tal carro..."

A Tampa traseira poderia ser policarbonato como o Anderson falou e os farois como os da L200 como o Marcel disse, caso tiver a necessidade de corte de custos poderia fazer os farois assim sem depender do uso de peças de outros carros, pode ocorrer uma perda aerodinâmica, mas acredito que é pouco.

Qto a traseira ficar com ponto cego, na coluna C há carros no mercado com pontos cegos, ou piores, a tampa traseira ameniza essa sensação, mas vou ver se há outra forma de corrigir isso sem afetar tanto o desenho.

Azio Junior said...

Du seria legal o nome desse carro como Splash.

Du Oliveira said...

Splash acredito que já tenha o Suzuki

Nanael Soubaim said...

Que tal apelar para o patriotismo que reinava nos anos 1950/60, quando os carros eram batizados com nomes brasileiros? Saci, Capeta, Candango, et cétera.

Luiz Cavalari said...

Dú, primeiramente parabéns!!! Ótimo trabalho e iniciativa. Imagino orgulhosamente, que alguma indústria genuinamente nacional resolva produzi-lo. Sobre o nome, sugiro um nome de sucesso ao carro que seria orgulho nacional, como é o gol! Então vai lá: minha sugestão é "Samba".

Anonymous said...

Eu não sei se o carro ficou com muita cara do novo carro "Pininfarina B0".. parece uma versão menor, já que são duas portas somente e parece mais um smart, mas a frente ficou muito semelhante, e tlvz renderia críticas, como os modelos da Hyundai que sempre copiam alguma coisa.. mas ta mto bom, parabéns

Linus said...

Nao achei igual não, o VENA esta bastante original. certos carros podem ter formatos parecidos mas não significa que sejam copias.

Unknown said...

Opinião pessoal, ok?

Achei o carro muito legal, gostei do tamanho, do desenho e muita coisa nele....

mas tenho alguns comentários!

1) Não gostei do desenho do paralama traseiro, achei que o dianteiro ficou bem definido com linhas fortes, o traseiro do meu ponto de vista ficou diferente do resto do carro, acho que ficou destoado do resto do carro...

2) Lanterna traseira... apesar de eu ter gostado delas, acho que o design é arriscado para o mercado brasileiro que gosta de mudanças, mas ao mesmo tempo gosta de 2 lanternas de ré e tudo mais!

Ta ficando cada dia melhor a proposta!

Abs

Rodrigo Zaratin

Anonymous said...

Muito bom, quanto as lanternas é só questão do povo se acostumar.

Venancio said...

auehaue parece um ford Ka aidna menor auehauhehae, belo trabalho, imagina uma corrida com esses carrinhos?? auehaeuae sensacional...

Anonymous said...

Parabens Dú !!!
O projeto esta excelente, não se importe com as críticas e leve em conta apenas as construtivas...

Quanto ao nome, eu concordo com o Nanael que o nome deve ser bem brasileiro, pois não gosto muito de estrangerimos.
Minha sugestão para o nome é Eçaí, palavra em tupi-guarani que significa pequeno olho !!!

Penso que o proxiimo desafio do projeto VENA seria um super esportivo !!!
Agora só falta encontrar um investidor... hehehe


Abraços,

MARCELO

Ivan Herzog Jr said...

Simplesmente fantástico! Um motor elétrico seria a melhor aposta para o VENA, baseado no seu uso estritamente urbano.
Abraços, Du!

Du Oliveira said...

Curti o EÇAÍ, é bem brasileiro,tb sugeriram SACI e SAMBA (Apesar de não gostar da musica Samba mas ta valendo, rs) outros nomes legais como DUO, EYE, V3N4, METROPE...
Outros otimos nomes sugeridos como VISTA e SPLASH, infelizmente teria problemas com a Microsoft e Suzuki.
Domingo iniciarei uma enquete

Renato Rea said...

Parabéns! Está muito legal!
Adorei as portas suicidas, um detalhe muito charmoso, que casaria muito bem com a pintura saia-e-blusa, como alguém falou aí em cima!
A ampla área de vidros é excelente contra esses carros de cintura alta em que não se vê nada.
Muito bom mesmo, deu vontade de comprar! hehehehehehe
Só uma coisa, acho que o motor tem que ser elétrico porque senão o barulho pode ficar muito alto, não? E pela proposta dele combinaria mais...
Um carro que daria muita alegria ver sair do papel, ao contrário do óbvio que até hoje não deu em nada...
Parabéns novamente!

J.GERMANO said...

Alguem sugeriu SAMBA, mas poderia ser uma sigla tambem, o que seria mais brasieiro que MPB?

Nanael Soubaim said...

Chorinho é mais brasileiro, mas o nome ficaria maior do que o carro.

Du Oliveira said...

Eu gostei do Eçaí...

Yuri Krieger said...

Olá, cara!
Deixa eu te parabenizar
poxa teu trabalho é muito bom.
Queria ter esse dom q vc tem.
Mas como eu não tenho ainda to construindo
=)
Se tu puder dá uma olhada no blog que eu to montando
http://yurikrieger.blogspot.com/
Abração e sucessoo

Germano said...

opiniões pessoais:
a frente ficou agressiva demais pra um carro dessa categoria...cairia melhor em um hatch ou cupê
"A" sacada foi o leitor de mp3 player embutido...daqui a um tempo isso vai entrar em série nos carros

achei dispensável o suporte pra notebook...inviável no trânsito (tá...nem vem em falar de engarrafamento =P)

alguns opcionais sugeridos
pintura em dois tons e teto retrátil de lona

e já que falou q ninguém disse que achou o carro parecido...ele me lembra um pouco os primeiros smart...hehehe

Du Oliveira said...

Bom a idéia de deixar o carrinho com aspecto mais agressivo foi proposital, já que no mercado os minicarros parecem "Polkemons gente fina", quem não tem grana pra comprar um cupe o VENA é um Pokemon Mau, um monstrinho. hehe

Du Oliveira said...

Pokemon, não Polkemon, rs

Germano said...

taí...um VENA coupé...com a plataforma extendida seria interessante um autêntico foguete de bolso hehehehehehe

Du Oliveira said...

É umas... Tá anotado, lanço depois do jipinho.

Gustavo said...

INCRIVEL!
Parabens!

Achei que a frente lembra um pouco do visual da Honda...seria um ótimo projeto!!!

Germano said...

agora sobre de nome...me veio Copacabana na cabeça

Nanael Soubaim said...

Du, anote uma cliente formalmente interessada, minha chefe já disse que compra.

Dunha said...

Acho que deveria se chamar Valve

Anderson NeryY said...

a Versao EXP seriaa muitoo bem aceita no brasil. muito mais interessante q o ford ka. mais barato que o gol menos pelado q celta e uno. falta o nome do carro vi algumas sugestoes acima gosteii do nome DUO. duas versoes DUO EX e DUO EXP. eu compraria

krlos tassi said...

perfeito!!!!, quando posso encomendar o meu parabens duvc é um genio,etc , etc e etc !!!!

PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI said...

rapaz...

o carrinho ficou muito legal, gostei da solução da traseira e o interior ficou bem bonito (pensei q vc ía radicalizar lá dentro com mostradores digitais e tal leando em consideração o lado de fora...)

mas não me leve a mal... oooooooo bichinho feio esse rs.

Du Oliveira said...

Por isso que eu o chamei de monstrinho.. KKK

Anderson NeryY said...

O nome do carro... ela jah tah pronto. Só falta o nome?? quando vai ter uma votação. se naum tiver nenhum carro com este nome no mundo eu apoio para DUO.
Se for mexer axoo q poderia mexer nos farois dianteiros colokas maiores semelhates aos da meriva.
a traseira esta otima com um motor de 1000cc Gm fikaria otimoo.

Quandoo ele vaii para o mercado Quero compra-looo agoraaaa.

uhauhauauhaauhuauhuha

Perfeitoo Du.

Du Oliveira said...

Ola, tem muito nome legal mas vou esperar mais um pouquinho para a enquete e ver se surgem mais algumas sugestões.

Leandro said...

Du, algo como a lanterna do focus de 1ª geração daria a impressão de uma coluna traseira menor, ou pelo menos mais leve, não?

Ázio_Jr said...

Esse carro ficou otimo,pórem nao gostei da traseira dele não, mas é questao de acustumar.
Um nome legal nele seria Enegy.

Du Oliveira said...

Já está disponivel a enquete para ajudar na escolha do nome para o projeto VENA, eu e alguns amigos selecionamos os 9 melhores nomes e mais o nome VENA, o nome PIXEL tb foi sugestão minha.
Boas sugestões como VISTA, SPLASH e DUO foram descartada por já existirem, Vista é da Microsoft, Splash é da Suzuki e Duo é um conceito de um colega designer.

Nomes sugeridos que são bem brasileiros como EÇAÍ, SACI e COPACABANA estão bem cotados.

Alexandre said...

LINDO CARRO! SHOW DE PROJETO! PROJEÇÕES DELE POR DENTRO SERÃO BENVINDAS!!! PARABÉNS!!! NÃO PRECISA SER EMPRESÁRIO DOIDO PARA BANCAR ALGO ASSIM!

Unknown said...

Dú, você é o cara!!
Parabéns!!!
Ficou excepcional!

Anonymous said...

Realmente, muito bom o seu trabalho, ahcei as propostas sobre o painel e versões como furgões interessantes, se o preço fosse semelhante ou inferior ao carros populares brasileiros venderia bastante, no entanto,o designe da frente esta desagradavel, acho que o farois[que me lembram o gol g5] deveriam ser mais proximos a grade, a traseira inspirada no volvo ficou bonita e agradavel[agradaria as mulheres].
É um ótimo projeto para rodar aqui no brasil, mais queria saber mais sobre a suspenção e a altura do carro, já que no brasil o asfaltamento é precario, e também sobre o acabamento interno, bom, ótimo trabalho, e espero pra ver o jipinho

Silvestre Zanon said...

Muito bonito esse projeto. Acho que não precisa mudar nada.
Votei na enquete lá em cima mas acho que esse carro deveria se chamar MIA.

El Misionero said...

Que tal experimentar uma versão mais esportiva do carrinho. Por exemplo, com o motor 1.0 16v Turbo dos extintos Gol/Parati Turbo????

Henrique Rodriguez said...

Eu achei bem legal. Sua iniciativa tbm foi exelente em projetar um carro desses.
Só precisamos de uma marca nacional que se disponha a produzi-lo :-)

Rodolfo Essenfelder said...

Caro amigo: que programas voce usa para montar suas projeções, como estas do VENA? Pergunto porque sou curioso para saber como (além da sua prática, claro) voce consegue fazer projeções tão rapidamente. Parabéns pelos seus trabalhos e por este tão inovador! Forte abraço! Rodolfo Essenfelder (http://brasiliaroxa.blogspot.com)

Du Oliveira said...

Rodolfo, no caso deste carro usei o 3D Studio Max,o Max requer mais tempo, mas em alguns outros trabalhos uso o Photoshop para desenhos e manipulação de imagens, é mais rápido

Unknown said...

Projeto bom, bonito, barato e ecologicamente correto. Sendo assim, minha sugestão é BIO. Nome pequeno, como o carro e preocupado com o meio ambiente na motorização quanto no corte de custos, o que reduz o impacto.

Na minha singela opinião, o metal e o plástico poderiam ser reciclados - como é feito na Itália. Dessa forma, reduziria o custo de produção, diminuiria o impacto ambiental em se fabricar um automóvel e sairia barato para o mercado sul americano, mais especificamente, o brasileiro.

Anonymous said...

Muito bom, a estrutura de gaiola, com capota em fibra de vidro, o motor poderia ser um de motocicleta adaptado com ré, algum de baixo custo com uns 250cc ou 300cc, com catalizador. Os faróis e lanternas poderiam mudar para peças encontradas no mercado de carros normais (com menor custo). Seria ótimo se saísse com preço máximo de US$10.000. Seria o novo carro urbano popular.

Unknown said...

eu sei que estou muito atrasado na proposta mas no lugar de copacabana usaria copa, porque remete a outtras ideias ligadas ao brasil como futebol e é a maneira mais usada para se referir ao bairro aqui no rio. um outro nome que me veio a cabeça é uma antiga gíria para amigo: xará. acho que tem uma sonoridade bem nacional e o significado tem uma mensagem positiva.

barrela said...

Babei...